Casa de Nhozinho realiza exposição em homenagem aos pregoeiros de São Luís

O Museu Casa de Nhozinho, equipamento cultural do Governo do Maranhão vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realiza a exposição intitulada “O pregão nosso de cada dia”, em homenagem aos pregoeiros de São Luís. A mostra fica aberta de 12 a 21 de maio na Rua Portugal, 185, centro histórico de São Luís.

A exposição apresenta pinturas do artista plástico Haggi Wilklef e fotografias de Edi Bruzaca e Emanuely Luz. “É uma oportunidade maravilhosa para representar os pregoeiros e homenagear esses trabalhadores que carregam este fardo histórico nas costas.” disse o pintor Haggi Wilklef.

O evento faz parte da 15ª Semana Nacional de Museus que este ano traz o tema ‘Museus e histórias controversas: dizer o indizível em Museus’. O objetivo é intensificar as relações dos  museus com a comunidade maranhense e reafirmar a função social dessas instituições como agentes de transformação e desenvolvimento social. No Brasil a Semana é promovida pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), que anualmente articula essa temporada cultural, com a participação de museus de todos os estados.

Pregoeiros
Os pregoeiros são vendedores ambulantes que ficaram muito conhecidos em São Luís a partir do século XIX, e que levavam oralmente os anúncios de seus produtos para comprar ou vender, abasteciam os clientes com produtos diversos como laranja, caranguejo, mingau de milho, jornal, doces, camarão, juçara, picolé, entre outros produtos. Cada venda era acompanhada de versos quase líricos.

Atualmente esses vendedores ainda existem, mas sem a mesma criatividade dos antigos. Embora sem os versos, vendedores fazem o que podem para conquistar clientela, seja nas ruas ou nas praias, eles vão onde o freguês está.

Contatos

contatos

Telefones:

(98) 3218-9910
(98) 3221-9617
(98) 3221-9550

Links Úteis
Localização

localização

Click to open a larger map

Rua Portugal, 303 - Centro, São Luís - MA