Cacem encerra semestre com exercícios teatrais e o espetáculo ‘O Rinoceronte’

Em comemoração ao encerramento do 1° semestre do Curso Técnico de Arte Dramática, o Centro de Artes Cênicas do Estado do Maranhão (Cacem), casa de cultura vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realizará uma sequência de apresentações a partir desta quarta-feira (14) com entrada franca. As apresentações serão realizadas no cine Teatro da Cidade (antigo cine Roxy) em São Luís, a partir das 19h nos dias 14 e 16, e na Casa do Maranhão às 19h no dia 17, onde será realizada a cerimônia de formatura.

“É uma grande alegria formar mais 15 atores no Curso Técnico em Arte Dramática, na perspectiva e certeza da inserção dos mesmos no mercado de trabalho. Isto nos faz convictos que os novos atores estão prontos para o Maranhão e o mundo, pois a cada formatura a nossa metodologia é focada na qualificação profissional. Todos os novos atores estão munidos de conhecimentos teóricos e práticos capazes de construir uma partitura artística inovadora disseminando cada vez mais o fazer teatral do nosso Estado”, disse Josimael Caldas, diretor do Cacem.

Nesta quarta-feira (14) as apresentações ficam por conta dos Exercícios Teatrais Públicos, realizados pelos alunos do Cacem. Os exercícios são resultados do processo da criação cênica do semestre, abordando temas diversificados e possibilitando ao público conhecer as ações da escola. Estão na programação as peças ‘O Mistério do Tambor Encantado’, ‘O Tesouro da Margarida’, ‘A menina e o Vento’, ‘Através do Espelho’ e ‘Branca de Neve sem Padrões’, resultado dos trabalhos da disciplina Improvisação. Já os alunos do 3º e 4º período da disciplina Interpretação III e IV apresentarão o espetáculo ‘Conta Zumbi’, musical escrito por Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal em 1965.

O Rinoceronte

Na sexta-feira (16) o Teatro da Cidade recebe, a partir das 19h, o espetáculo ‘O Rinoceronte’ encenado pelos alunos do Cacem. Inspirado no texto do dramaturgo Eugène Ionesco, considerado o pai do teatro do absurdo, a peça é uma de suas mais importantes obras e faz uma crítica ao pensamento totalitário e ao conformismo. A obra de Ionesco, muito mais que ridicularizar situações banais, retrata a solidão do ser humano.

E para encerrar, no sábado (17), o Cacem realiza a cerimônia de formatura do 5° período do Curso de Arte Dramática a partir das 19h, na Casa do Maranhão, centro histórico. O secretário de estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, será o patrono da turma.

Click to open a larger map

Rua Portugal, 303 - Centro, São Luís - MA