Mais Cultura e Turismo Teatro leva multidão ao Centro de Cultura de Lago da Pedra

Na noite de quinta-feira (13), a cidade de Lago da Pedra entrou, definitivamente, na rota da cultura. Trata-se do projeto Mais Cultura e Turismo Teatro, realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), o projeto populariza peças teatrais em meio a praças públicas de 10 municípios maranhenses.

Desta vez, a parceria firmada entre os governos estadual e municipal, levou espetáculos de duas grandes companhias teatrais para o palco do Centro Cultural da cidade de Lago da Pedra. As companhias Santa Ignorância de Artes – que apresenta a peça “Pão Com Ovo”, e a Cia Cambalhotas, que traz “Sganarelle e o Amor de Suzete” aos palcos do estado do Maranhão emocionam a todos por onde passam.

Pautada no texto original de Géraldine Gauthier, a peça “Sganarelle e o Amor de Suzete” tem, na direção e adaptação de Waldemir Nascimento, uma comédia-farsa baseada em três atos. Sganarelle, personagem nascido nos textos do dramaturgo francês Molière, ganha vida e vislumbra plateias maranhenses através do ator Edson Lima, que desta vez, contracena com a personagem Suzete, uma boneca sem olhos e sem boca, interpretada pela atriz Stella Ribeiro, ganha destaque nesta nova roupagem do espetáculo, que é exibido de maneira gratuita em praças públicas maranhenses.

A artista comenta sobre a rica experiência das apresentações no projeto.“É maravilhoso poder levar o teatro para pessoas que não têm acesso. Esta arte é de suma importância para a construção cultural de uma sociedade pensante. Quando observo o brilho nos olhos de quem se dispôs a estar ali, na nossa frente, é mágico, e é nesta hora que a gente entende o quanto a resposta do público é essencial para que se continue a fazer teatro. É muito prazeroso mesmo”, ressalta.

Para a farmacêutica Jane Vasconcelos, 31 anos, moradora de Lago da Pedra, o teatro funciona como válvula de escape para problemas do cotidiano, situações delicadas com as quais todo mundo vivência mas, quando encenados no palco, perdem a dimensão de preocupação e passam a ganhar características cômicas. “Os atores são muito criativos. É um humor que não é apelativo. É algo que a gente reconhece como arte na primeira vista. Eu estou muito feliz porque a minha cidade entrou na rota do Mais Cultura e Turismo Teatro. Assistir a esses dois espetáculos magníficos só reforça o quanto a cultura no Maranhão é rica e bonita”, declara emocionada.

Neste sábado (15), a turnê do Mais Cultura e Turismo Teatro desembarca na cidade de Santa Luzia, região central do Maranhão. Os luzienses se encantarão com as apresentações da bela excursão do teatro no estado.

Contatos

contatos

Telefones:

(98) 3218-9910
(98) 3221-9617
(98) 3221-9550

Links Úteis
Localização

localização

Click to open a larger map

Rua Portugal, 303 - Centro, São Luís - MA