Amor e dança prometem encantar o público em espetáculo no anfiteatro Beto Bittencourt nesta quinta-feira, 5

A companhia de dança Clarín saúda o pôr do sol com a apresentação do espetáculo de dança “Cebola – cascas de um todo” nesta quinta-feira, 5, a partir das 18h30, no anfiteatro Beto Bittencourt. Com apresentação única a atração promete cativar o público com movimentos e expressões que fazem uma reflexão sobre os tipos de relacionamentos, utilizando a metáfora da cebola para trabalhar sobre as várias camadas do amor.

“O amor abordado neste trabalho não se restringirá apenas ao amor entre os sexos, mas também ao amor entre amigos e famílias. Pretendemos, sim, ter um espetáculo bem dançando, com coreografais fortes e revigorantes criadas a partir da emoção de cada dançarino, de cada história vivida, ou simplesmente por uma bela sequência criada. A intenção é levar esse trabalho para todos os lugares e principalmente para todos os tipos de públicos”, explicou o coreografo, Kelson Barros.

O tema para este novo trabalho da companhia tem o intuito de fazer o público apreciar sem necessidade de reflexão, algo que os movimentos e expressões fiquem marcados na memória de quem assistir.

O espetáculo trabalhará com músicas brasileiras, de bossa e MPB, com a intenção de usar as letras e melodias para compor a dramaturgia e assim passar pelas várias fases de um relacionamento.

A companhia é dirigida pelo coreografo maranhense Kelson Barros, e existe desde 2009, vem para dar continuidade às propostas do “Núcleo de Pesquisa Igi Ara”, iniciado na universidade quando o diretor cursava dança. A formação desse núcleo (Igi Ara), inicialmente foi para pesquisar a movimentação dos orixás, através dos terreiros de candomblé, e essa pesquisa tinha como foco a significação dos gestos apresentados pelos orixás.

Foram 2 anos de pesquisa, indo em vários terreiros da capital conversando com os pais e filhos de santos, traduzindo os cantos e apresentando questionários aos entrevistados. Em 2012, como resultado da pesquisa preparou-se o espetáculo Ewé – pelos caminhos dos novos sentidos.