Governo do Maranhão abre inscrições para o Prêmio Literário 2018

Autores maranhenses ou radicados no estado há pelo menos três anos poderão inscrever a partir desta sexta-feira, 6, obra inédita na edição de 2018 do Prêmio Literário realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), o primeiro utilizando recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cultura Maranhense (Fundecma).

Acesse o edital completo no site da Sectur/ Fundecma.

A inscrição deve ser feita até o dia 3 de agosto em uma das seis categorias contempladas: poesia (Prêmio Nauro Machado), romance (Prêmio Josué Montello), contos (Prêmio Dagmar Destêrro), Literatura Infantojuvenil (Prêmio Viriato Correia), Jornalismo Literário (Prêmio Bandeira Tribuzi) e Peça Teatral (Prêmio Apolônia Pinto).

Cada autor poderá participar com apenas uma obra, devendo escolher uma categoria para se inscrever. O objetivo é valorizar a produção literária maranhense, incentivando tanto os escritores já inseridos no mercado como novos talentos.

As inscrições devem ser feitas no protocolo da Sectur, Rua Portugal, 303, Praia Grande, centro histórico de São Luís, no horário das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Também pode ser feita via Correios, por meio de remessa com AR – Aviso de Recebimento.

Serão selecionados seis vencedores, um por categoria. Cada vencedor receberá prêmio no valor bruto de R$ 25 mil.

Os trabalhos passarão por uma comissão julgadora, composta por doze membros avaliadores, dois por categoria, com mérito literário comprovado, selecionados por meio de chamamento público.

Inscrição para avaliador

Também estão abertas as inscrições para profissionais interessados em compor comissão julgadora do Prêmio Literário. Os candidatos poderão se inscrever no período de 2 a 26 de julho. O edital de chamamento público pode ser acessado no site da Sectur/ Fundecma.

Perguntas Frequentes

P: Onde posso obter o “registro e/ou protocolo da obra no Escritório de Direitos Autorais”, exigido no item 2.5, alínea “c”, do Edital PRÊMIO LITERÁRIO 2018?

R: Referido registro e/ou protocolo pode ser obtido pessoalmente no Escritório de Direitos Autorais localizado nas dependências da Biblioteca Pública Benedito Leite (Praça Deodoro, s/n – Centro, São Luís – MA, 65020-430), ou por correspondência enviada à Biblioteca Nacional (https://www.bn.gov.br/servicos/registro-obras). Em ambos os casos, é necessário que seja anexado à documentação da inscrição o registro já deferido, ou o protocolo de solicitação de registro.

P: Obras inscritas nas categorias “Contos” ou “Poesia” podem ser compostas por apenas um texto (um conto ou uma poesia)?

R: Não. O Edital PRÊMIO LITERÁRIO 2018 prevê em seu item 1.7 que a obra concorrente na categoria de “Contos” deverá ser composta“por um conjunto de narrativas ficcionais curtas”, isto é, um conjunto de contos. No mesmo sentido, o item 1.5 dispõe que “a categoria ‘Poesia’ abrange obras compostas por composições em versos, livres e/ou providos de rimas, com associações harmoniosas de palavras e ritmos, incluindo-se a literatura de cordel”, exigindo-se, portanto, mais de uma composição (poesia). Não há, porém, limite mínimo ou máximo de textos para formação da obra, de forma que a obra composta com pelo menos duas poesias, ou dois contos, já atende os itens 1.5 e 1.7 do Edital, respectivamente.

P: É possível a inscrição de obras produzidas em coautoria?

R: Não, conforme disposto no item 2.3 do Edital PRÊMIO LITERÁRIO 2018.

P: Onde entrego o envelope contendo os documentos de inscrição?

R: No setor de Protocolo da sede da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo – SECTUR, na Rua Portugal, 303, Centro – CEP 65010-480 – São Luís – MA, no horário das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, pessoalmente ou por meio de procurador habilitado, ou ainda, pelos Correios, por meio da remessa, com AR – Aviso de Recebimento.

P: O PRÊMIO LITERÁRIO 2018 e o Chamamento Público para seleção de avaliadores do PRÊMIO LITERÁRIO 2018 são regidos pelo mesmo Edital?

R: Não. O PRÊMIO LITERÁRIO 2018 é regido pelo Edital nº 01/2018 – FUNEDECMA (disponível em http://www.sectur.ma.gov.br/wp-content/uploads/2018/07/Edital-PR%C3%8AMIO-LITER%C3%81RIO-2018-2.pdf), enquanto que Chamamento Público para seleção de avaliadores do PRÊMIO LITERÁRIO 2018 é regido pelo Edital nº 02/2018 – FUNDECMA (disponível em http://www.sectur.ma.gov.br/wp-content/uploads/2018/07/Edital-de-Chamamento-P%C3%BAblico-de-Avaliadores-do-Pr%C3%AAmio-Liter%C3%A1rio-2018.pdf).

P: Onde obter o documento que comprova a não inscrição no CEI – Cadastro Estadual de Inadimplentes, para inscrição no Edital de Chamamento Público para seleção de avaliadores do PRÊMIO LITERÁRIO 2018?

R: Referido documento pode ser obtido diretamente na sede da SECTUR (na Rua Portugal, 303, Centro – CEP 65010-480 – São Luís – MA, no horário das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira), ou solicitado através do e-mail fundecma@sectur.ma.gov.br (para envio do documento por e-mail, é necessário fornecer o nome completo e o CPF).

Contatos

contatos

(98) 3221-9617 – Portaria
(98) 3221-9550 – Assessoria de Comunicação

Links Úteis
Localização

localização

Open Google Maps Widget settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.