Expresso Natalino leva público à Vila Encantada a bordo de uma viagem cultural e histórica

O domingo, 2, na Vila Encantada ficou mais completo com a presença do Expresso Natalino, que realizou sua primeira viagem, no início da noite. Além da mobilidade, os passageiros da jardineira podem apreciar as narrativas temáticas históricas e culturais sobre a cidade de São Luís. As informações são contadas por guias culturais e atores que realizam intervenções ao longo do trajeto, interligando a Praia Grande à Praça Dom Pedro II. O evento é realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com a Prefeitura de São Luís e apoio cultural da Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

A bordo da primeira viagem, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, disse que o Expresso Natalino chega para complementar a festa oferecida na Vila Natalina. “A jardineira chega trazendo mais acessibilidade e cultura para o nosso povo. O nosso Natal é uma programação com muita segurança e muita diversidade cultural. É um evento para toda a família. As pessoas podem conhecer o nosso Centro Histórico e ainda sentir esse clima natalino, expressado por meio dos personagens aqui presentes ”, comenta.

O Expresso Natalino chega contribuindo com a mobilidade das pessoas que pretendem ir à Vila Encantada, já que os acessos via veículo à Praça Dom Pedro II estão interditados. “Elaboramos um passeio onde as pessoas podem ter tranquilidade no deslocamento para a Vila, passando pela Praia Grande, ponto do maior acervo arquitetônico que temos”, ressaltou Diego Galdino.

Na estação, a pessoa interessada se inscreve e pega o acesso, por meio de uma pulseira de identificação e aguarda o deslocamento do Expresso Natalino. Apesar de ser liberado para qualquer pessoa que deseje embarcar nessa viagem, a vaga no veículo é de prioridade para idosos, crianças e pessoas com dificuldade de locomoção. Para retornar para a Praia Grande, vans estarão disponíveis para as pessoas que tiverem com a pulseira de identificação para a viagem.

Com a capacidade de transportar 45 pessoas por viagens, o Expresso Natalino realiza viagens com duração de 20 a 30 minutos, passando pela Praça Nauro Machado, Canto da Cultura, Casa do Maranhão, até chegar à Vila Encantada, onde cada grupo desembarca.

A ideia do passeio cultural é levar ao público a história da arquitetura, dos casarões antigos, por meio das inserções realizadas durante o trajeto por artistas que estão em pontos específicos nas estações. “É fantástica a sensação dentro do Expresso Natalino. A viagem remete a um passeio cultural dentro do nosso Centro Histórico. Gera também a expectativa de entrar na Vila Encantada e tudo que tem esperando as pessoas para festejar o nosso Natal. Só participando para saber. São Luís marca uma era. Todo mundo muito surpreso com essa maravilha”, avalia a secretária adjunta de Estado de Cultura e Turismo, Vanessa Leite.

Na estação

A auxiliar administrativa, Liana Vieira Jansen e seus três filhos aguardavam a hora do embarque com muita empolgação. Para ela, a viagem contribuirá com o conhecimento histórico de toda família. “A minha expectativa sobre o passeio é que ele chega para acrescentar um pouco mais da nossa cultura. Como temos uma linhagem longa de Ana Jansen, precisamos conhecer um pouco mais sobre a nossa própria história. É uma atração importante para os maranhenses e turistas” comenta.

Para o aposentado, Wagner Baldez, o evento mostra a sensibilidade da atual gestão pública estadual com a cultura, o turismo e principalmente com o maranhense e turistas que frequentam o estado. “ Isso nunca havia acontecido em São Luís. Pela primeira vez a gestão pública tem uma iniciativa deste mote. Essa jardineira faz parte da cultura maranhense. Eu vejo isso com muita sensibilidade e carinho dos nossos gestores. São novidades importantes para que a nossa cidade e cultura se mantenha viva”, relata.

O policial militar, Jefferson Sá, embarcou na viagem com a esposa e seus dois filhos, de 3 e 6 anos. “A ideia é mostrar para os meus filhos um pouco mais da cultura local, misturado com os personagens que contribuem para ressaltar o espírito natalino. Isso tudo é muito legal, porque a gente que mora aqui, muitas vezes nem atenta para a riqueza que é nossa cultura.

Segurança

Além do aparato tecnológico disponibilizado pelo Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís, foi realizado um esquema de segurança com policiais circulando na área e placas de sinalizações para que as pessoas possam identificar onde estão as atrações da Vila Encantada.