Madre Deus ganha mais dois espaços culturais inteiramente reformados pelo Governo do MA

Um dos berços da cultura maranhense, o bairro da Madre Deus, ganhou mais dois espaços inteiramente reformados pelo Governo do Maranhão.  As obras foram executadas pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur) e entregues no final da tarde da última segunda-feira (4). Foram contempladas as sedes do bloco carnavalesco ‘Os Feras’ e do ‘Boi da Madre Deus’. A revitalização dos espaços contribui com a criação do circuito turístico de experiência na Madre Deus, bairro de tradição cultural em São Luís.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino, que esteve à frente da inauguração, os investimentos públicos nestes ambientes culturais visa valorizar os espaços de tradição e cultura, além de torná-los atraente para moradores e turistas.  “É um momento importante, para a cultura do nosso estado, que ganha mais duas casa completamente reformadas. Em breve montaremos um circuito turístico que compreende todo o complexo da Madre Deus. É a valorização da cultura e dos espaços público, como as ocupações que acontecem neste bairro todos os domingos. É mais um sonho desta comunidade sendo realizado ”, celebra.

As reformas contemplam a parte estrutural, elétrica e hidráulica, e fazem parte do projeto de revitalização dos espaços de cultura da Madre Deus, com o objetivo de integrar o bairro roteiro turístico de experiência, modalidade onde o turista tem a oportunidade de vivenciar as tradições da região com roteiros que aliam experiências históricas, culturais e gastronômicas de cada região.

“Essa obra chegou para dar vida, pois foi feito praticamente tudo na nossa estrutura. A casa estava para cair. Estava com a parte hidráulica toda entupida. As calçadas estavam quebradas. O apoio do Governo é importante porque o boi não teria como fazer, por falta de recursos” relata o presidente do Boi da Madre Deus, Deusdedith Cutrim.

O presidente explica que a reforma trouxe um novo estimulo para casa, onde os membros já planejam o aproveitamento do espaço para a implantação de uma oficina de bordado.  “Aqui nós já temos um plano para implementar umas oficinas de bordados, dando mais uma utilidade ao espaço “ressalta o Deusdedith.

Já o presidente do bloco Os Feras, Paulo Salaia, se encanta ao falar da oportunidade de levar a cultura do Maranhão para o mundo.  “ Eu agradeço o Governo a oportunidade da gente mostrar o nosso trabalho para o mundo.  O turista vai chegar aqui na Madre Deus e vai ter a exposição de desenhos, fantasias e instrumentos.  A casa está aberta a população que queira conhecer a história de Os Feras e dos blocos tradicionais do Maranhão”, resume.

No total, estão inseridos no projeto da Sectur a reforma de 10 espaços de cultura. A primeira casa a ser reformada foi a sede do bloco carnavalesco Fuzileiros da Fuzarca, entregue em outubro. Serão entregues ainda as casas da Escola de Samba Turma do Quinto, Blocos carnavalescos Príncipe de Roma, Originais do Ritmo, Ritmistas da Madre Deus, Boi Encanto da Ilha, Tribo Tupiniquins e Conselho Cultural da Madre Deus.

 

 

Contatos

contatos

(98) 3221-9617 – Portaria
(98) 3221-9550 – Assessoria de Comunicação

Links Úteis
Localização

localização

Open Google Maps Widget settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.