Samba e blocos tradicionais animaram pré-carnaval no Centro Histórico

O samba de raiz e a cultura popular movimentaram a praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís, nesta sexta-feira (8). A programação é parte das prévias carnavalescas, realizadas pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

A primeira apresentação da noite ficou por conta do cortejo de tribos de índio. A dança e as indumentárias encantaram quem nunca tinha visto de perto o cortejo.

“Não imaginei que era tão bonito assim, a gente acaba ficando mais próximo da realidade indígena, de uma tradição que é nossa”, disse a administradora Mariana Oliveira.

O público também caiu na folia com o gingado do samba e do  pagode com o grupo Samba de Roda. A turista de Foz do Iguaçu, Jéssica Bambi, ficou surpresa com o carnaval do Maranhão.

“É a primeira vez que estou curtindo o carnaval do Maranhão e estou amando. Vim com um grupo de amigas e está muito tranquilo e divertido”, disse.

Em seguida, quem tomou conta da festa foram os blocos tradicionais Os Brasinhas e Afro Abiyeye Maylo – que faz referência às religiões de matriz africana. Os grupos mostraram a diversidade do carnaval maranhense.

O cantor e compositor do bloco Os Brasinhas, Walasse Godinho, ressalta a parceria com o Governo do Estado. “O Governo do Maranhão está de parabéns pelo incentivo à cultura, aos blocos tradicionais. Sem essa parceria seria difícil levar pra tanta gente o nosso trabalho”.

Às 21h, a Escola de Samba Flor do Samba animou a Nauro Machado. Passistas, mestre-sala e porta bandeira mostraram o samba no pé e um pouquinho do levarão para a passarela do samba.

Para encerrar a noite, o show do cantor Marcello Bala esquentou ainda mais os foliões com músicas para todos os gostos. A folia de pré-carnaval segue nos fins de semana de fevereiro até o dia 24.

Segurança

Nos circuitos oficiais de pré-carnaval, a segurança foi reforçada para garantir a proteção de todos que frequentam o Centro Histórico. Os policiais militares estavam em pontos estratégicos, além do grupo do Corpo de Bombeiros, a postos para qualquer eventualidade.

“Percorremos todo o Centro Histórico a pé, identificamos as posições estratégicas para garantir a segurança durante o período de pré-carnaval e carnaval. O objetivo é dar maior segurança para o folião brincar, se divertir à vontade”, destacou o capitão Rildo, da Polícia Militar.

Programação

Neste sábado (9), blocos, grupos de samba e baterias de escolas se apresentam no Circuito Beira-Mar a partir das 16h, e na Praça dos Catraeiros, no Centro Histórico, aproveitando o embalo do Bloco da Imprensa.

No domingo (10), a festa será concentrada na Madre Deus. O bairro conta com dois pontos oficiais, no Beco do Gavião e no Largo do Caroçudo.

Beira-Mar
Sábado (9 de fevereiro)

16h Só Safados
17h Bloco Alternativo Batuque das Onças
18h Bloco Alternativo Maratuque Upaon Açu

Bloco da Imprensa – Praça dos Catraeiros
Sábado (9 de fevereiro)

18h Feijoada Completa
19h Fuzileiro da Fuzarca
20h Bloco Tradicional Reis da Liberdade
21h Escola de Samba Túnel do Sacavém
22h Nosso Bailinho

Beco do Gavião – Madre Deus
Domingo (10 de fevereiro)

17h Amigos do Samba
18h Bloco Tradicional Os Curingas
19h Bloco Afro Gdam
20h Escola de Samba Turma da Mangueira
21h Grupo Papo Reto do Povão

Largo do Caroçudo – Madre Deus
Domingo (10 de fevereiro)

18h Grupo Sambadiando
19h Samba Choro
20h Samba da Mega
21h Grupo Apoteose

Contatos

contatos

(98) 3221-9617 – Portaria
(98) 3221-9550 – Assessoria de Comunicação

Links Úteis
Localização

localização