Casa do Tambor de Crioula do Maranhão

A Casa do Tambor de Crioula é um Centro de Referência da manifestação da cultura popular maranhense TAMBOR DE CRIOULA.

Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro em 2007, pelo IPHAN, o Tambor de Crioula do Maranhão é uma dança circular marcada pela percussão de três tambores artesanais (parelhas) cobertos de couro e afinados a fogo e tocado por homens (coureiros). As mulheres (coureiras) com suas belas saias rodadas e coloridas dançam num coreografia bem peculiar marcada pela “punga” e culminando na “umbigada”.

A Casa é um espaço para fortalecimento do processo de salvaguarda da manifestação. Tem caráter museológico, antropológico e sociológico, bem como de um centro de pesquisa, memória e documentação da história dos afrodescendentes , alem de ser um local de difusão da manifestação.

O espaço cultural de multiuso é destinado a exposição permanente, apresentações /vivências, mas também para atividades de ensino e formação – oficinas de saberes tradicionais (ritmo/dança, confecção de indumentárias e de tambores, artesanato e demais inúmeras formas de produção e reprodução material e imaterial sobre a manifestação.

Possui também um espaço audiovisual, um centro de pesquisa e documentação sobre temas relacionados ao Tambor de Crioula e demais temas relacionados a cultura popular de base africana. Na Casa também está instalado um estúdio de gravação de CD, alem de espaços de serviços e apoio logístico à administração.

Endereço: Rua Portugal, Nº 309, bairro da Praia Grande, em São Luis, no Centro Histórico.

Exposição Permanente
Visitação: Terça à Sábado 9h 00 – 17h 00, e Domingo: 9h 00 – 13h 00

Atividades Culturais
Segunda à Sexta: 14h 00 – 18h 00

Contatos

contatos

(98) 3221-9617 – Portaria
(98) 3221-9550 – Assessoria de Comunicação

Links Úteis
Localização

localização

Open Google Maps Widget settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.