Forte Santo Antônio

Marco histórico do período de resistência portuguesa às invasões estrangeiras, o Forte de Santo Antônio da Barra foi totalmente revitalizado pelo Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Localizado próximo ao Espigão da Ponta D’areia, em São Luís, o centro cultural conta com o Museu de Embarcações tradicionais maranhenses, um memorial sobre a história do Forte e o Museu da Imagem e Som.

Museu das embarcações
A nova casa de cultura contempla o museu de embarcações onde o visitante poderá conhecer 18 tipos de embarcações tipicamente maranhenses por meio de maquetes em escala. As maquetes foram confeccionadas por mestres carpinteiros do Estaleiro Escola. Diferenciadas de outras pela originalidade de suas formas, as embarcações maranhenses tradicionais fazem parte do patrimônio cultural da cidade.

Museu da Imagem e do Som
O Museu contempla uma sala de projeção com diversos vídeos sobre a cultura maranhense, uma pequena mostra de equipamentos de audiovisual antigos como máquinas fotográficas, projetores, monóculos etc. Também disponibiliza nova tecnologia com o uso de óculos de realidade virtual, transportando os visitantes para os destinos turísticos do Maranhão. Em breve o MIS funcionará com estúdio de som, ilha de edição, midiateca, videoteca, núcleo de digitalização, laboratório de fotografia e espaço destinado a eventos e para produção de obras de artistas locais.

Período de Visitação
O Forte Santo Antônio fica aberto de terça a sexta-feira, das 10 às 20h, e sábados e domingos, das 10 às 19h.

Visitação: Terça a sexta-feira 10 às 19h, Sábado e domingo 10 às 20h

(98) 3235-6965

Contatos

contatos

98 3227-9561
98 3235-2480
98 3235-8087
98 3268-2867

Links Úteis
Localização

localização