Cultura Viva: Pontos de Cultura

O Programa Cultura Viva foi criado em 2004 com a finalidade de ampliar o acesso aos meios culturais e promover os mais diversos segmentos da cultura brasileira, tendo como parceiros a União, os governos estaduais e municipais e organizações da sociedade civil.

A principal ação são os pontos cultura que são projetos de entidades, grupos e coletivos que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades.

No Maranhão existem, atualmente, 55 pontos de cultura, 29 em São Luís e 26 em outros municípios.

Política Nacional de Cultura Viva

A Política Nacional de Cultura Viva, lançada pelo Ministério da Cultura (MINC), foi criada em 2014 para garantir a ampliação do acesso da população aos meios de produção, circulação e fruição cultural a partir do Ministério da Cultura, e em parceria com governos estaduais e municipais e por outras instituições, como escolas e universidades.

Tornou-se uma das políticas culturais com mais capilaridade e visibilidade do Ministério da Cultura, presentes nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, além de cerca de mil municípios, promovendo os mais diversos segmentos da cultura brasileira.

Atualmente, atende iniciativas dos mais diversos segmentos da cultura: cultura de base comunitária, com ampla incidência no segmento da juventude, Pontos de Cultura Indígenas, Quilombolas, de Matriz Africana, a produção cultural urbana, a cultura popular, abrangendo todos os tipos de linguagem artística e cultural.

Para mais informações acesse o MANUAL DE AUTODECLARAÇÃO – CULTURA VIVA

Contatos

contatos

(98) 3221-9616
(98) 3221-9550

Links Úteis
Localização

localização

Click to open a larger map

Rua Portugal, 303 - Centro, São Luís - MA