TSI – Programa Turismo Sustentável e Infância

Em 2004, por solicitação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e como ação prioritária de governo, alguns Ministérios passaram a trabalhar em favor da proteção e no enfrentamento da exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Atendendo a esta solicitação, o Ministério do Turismo lançou, no final do mesmo ano, o Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), que tem como objetivos a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nos equipamentos do turismo, e como princípios o desenvolvimento sustentável, a responsabilidade social corporativa e os direitos da criança.

Quem são os parceiros?

Conselho Nacional de Turismo, Secretarias Municipais e Estaduais de Turismo, Câmara Temática do Turismo Sustentável e Infância, empresas representativas do setor turístico, universidades e sociedade civil.

Quem participa das ações realizadas pelo programa?

Agentes públicos federais, estaduais e municipais, empresários, profissionais do turismo e segmentos da sociedade civil.

O TSI está estruturado em quatro eixos de ação:

Projetos Inclusão Social com Capacitação Profissional: Desde 2008, oferece cursos profissionalizantes ligados ao turismo para jovens em situação de vulnerabilidade social. Já formou 850 alunos no Ceará, Pernambuco, Paraíba e São Paulo. Desses, 45% já estão trabalhando formalmente. Atualmente, 950 jovens estão em processo de formação.

Projetos de Formação de Multiplicadores: Em parceria com a Universidade de Brasília e a Secretaria de Turismo de Pernambuco, prevê a formação de 140 multiplicadores, que disseminarão o conhecimento na temática em 26 estados e no Distrito Federal. Também serão desenvolvidos, no âmbito do projeto, um plano de ação nas 12 cidades-sede da Copa de 2014 e uma campanha nacional.

Seminários de Sensibilização: O programa já realizou 163 seminários para sensibilizar os empresários do setor e as instituições que trabalham com a temática. Todos os estados brasileiros já receberam os eventos. No total, mais de 100 mil pessoas que trabalham com turismo já foram sensibilizadas.

Campanhas: Todos os anos, o TSI promove campanhas de incentivo às denúncias dos casos de exploração sexual, em eventos com grande fluxo de turistas –como o carnaval, as festas de São João e paradas gays. Desde 2006, já foram distribuídos mais de 4 milhões peças de comunicação (como folders e viseiras) com versões, inclusive, em inglês e espanhol.

Telefones:

Click to open a larger map

Rua Portugal, 303 - Centro, São Luís - MA